Disjuntor: Saiba quais são os tipos e suas aplicações

26/03/2020 - admin_altronic

Os disjuntores são componentes utilizados nos quadros de distribuição residenciais, comerciais e industriais, seu principal objetivo é proteger os circuitos elétricos. Trata-se de um dispositivo mecânico projetado para atuar quando recebe uma corrente de sobrecarga e/ou curto-circuito.

Então, quando o disjuntor desarma ele está protegendo os cabos e consequentemente os equipamentos elétricos daquele circuito, evitando que uma corrente maior que o limite suportado chegue até eles. 

É importante salientar que o disjuntor e o fusível não desempenham a mesma função, apesar de eles atuarem como dispositivos de proteção, as suas características são bem distintas! Uma das principais diferenças é que depois de ser desarmado, o disjuntor pode ser rearmado várias vezes, enquanto o fusível deve ser descartado após o seu primeiro rompimento.

Tipos de disjuntores:

A escolha do tipo de disjuntor mais apropriado é fundamental para garantir a eficiência de uma instalação elétrica. Vamos citar os principais tipos de disjuntores que se distinguem devido ao seu mecanismo de atuação:

Disjuntor Térmico

A imagem abaixo mostra o princípio de funcionamento do disjuntor térmico que é baseado na deformação de uma lâmina bimetálica. Quando esta lâmina recebe uma sobrecarga a temperatura sobre ela deforma um dos metais de forma diferente do outro, criando uma curva, este efeito faz com que o contato mecânico seja aberto e com isso ocorre a proteção dos equipamentos elétricos deste circuito.

Disjuntor monofásico, disjuntor bifásico e disjuntor trifásico!

O disjuntor térmico é um dispositivo com característica mecânica bem simples, ele é robusto e barato. O ponto negativo é que ele tem um tempo de ação relativamente lento, fazendo com que este tipo de disjuntor seja adequado contra sobrecarga, mas não seja o mais indicado para proteção contra curto-circuito.

Disjuntor termomagnético

O disjuntor termomagnético é a junção do disjuntor magnético e térmico. Dos tipos de disjuntores citados até aqui, ele é o mais utilizado em instalações comerciais e residenciais.

Entre as suas principais características destacamos a manobra, que é o fechamento e a abertura voluntária do circuito, ele também oferece proteção contra sobrecarga, assim como o disjuntor térmico. Outra importante característica desse disjuntor seria a proteção contra curto-circuito, assim como o disjuntor magnético.

Disjuntor Magnético

A imagem a seguir mostra o princípio de funcionamento do disjuntor magnético que é baseado no eletromagnetismo. Quando há alguma variação de corrente elétrica atravessando as espiras da bobina, o campo magnético gerado faz com que a chapa metálica do contato seja atraída abrindo o contato, e isso consequentemente protege os equipamentos elétricos deste circuito.

Disjuntor monofásico, disjuntor bifásico e disjuntor trifásico!

Princípio de funcionamento do disjuntor magnético.

O disjuntor magnético é um dispositivo de alta precisão, contando com um efeito quase que instantâneo. E é devido a essa velocidade de interrupção instantânea que o disjuntor magnético oferece proteção contra curto-circuito. O ponto negativo é que este tipo de disjuntor tem um custo bem mais elevado.

Classificação dos disjuntores

O dimensionamento do disjuntor é uma parte fundamental para garantir a segurança da instalação elétrica. Torna-se necessário compreender que existe uma categoria apropriada de disjuntor para cada tipo de carga, e são justamente estas categorias que vão indicar a curva do disjuntor.

Quando o equipamento apresenta sensibilidade, este precisa de um tipo de disjuntor que tenha um tempo de atuação veloz. Já no caso dos motores mais potentes, o disjuntor deve ter um tempo de atuação mais lento. Portanto, são as curvas dos disjuntores que determinam o tempo e os limites de corrente que aquele dispositivo suporta. São eles disjuntores de curva B,  C e D não existe disjuntor de tipo A, porque este, em elétrica é usado para Amper e isso poderia causar confusão.

Disjuntor curva B

Disjuntores de curva B contam com corrente de atuação de 3 a 5 vezes maior que a sua corrente nominal. Por exemplo, a curva de atuação de um disjuntor de 20A varia entre 60 e 100A. Ele é muito usado em circuitos com cargas resistivas como por exemplo, chuveiro,forno elétrico, aquecedor elétrico, torradeira, ferro de passar e etc.

Disjuntor curva C

Disjuntores de curva C contam com corrente de atuação de 5 a 10 vezes maior que a sua corrente nominal. Por exemplo, a curva de atuação de um disjuntor de 20A varia entre 100 e 200A. Este tipo de disjuntor é muito usado em circuitos com cargas indutivas, como por exemplo, circuitos de iluminação, transformador, motores de pequeno porte, micro-ondas, equipamentos de som, televisão, computadores e etc.

Disjuntor curva D

Disjuntores de curva D contam com corrente de atuação de 10 a 20 vezes maior que a sua corrente nominal. Por exemplo, a curva de atuação de um disjuntor de 20A varia entre 200 e 400A. Este tipo de disjuntor é muito usado em circuitos industriais como por exemplo, máquina de solda, gerador, ar-condicionado, compressor, motor de grande porte, bomba hidráulica, máquina de lavar roupa e etc.

Marcadores: Caixa de disjuntor, Disjuntor, Disjuntor bipolar, Disjuntor DR, Tipos de disjuntores.